Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11234
Título: Questão urbana e serviço social: uma análise sobre as rugosidades frente ao processo de requalificação urbana do bairro do Catolé (Campina Grande - PB)
Autor(es): Farias, Rayanne Rachel Gomes
Palavras-chave: Questão urbana
Rugosidades
Requalificação urbana
Serviço social
Data do documento: 30-Jul-2014
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo principal analisar as rugosidades presentes no bairro do Catolé e como estas se contrapõem ao processo de requalificação urbana do bairro. Para tanto enquanto objetivos específicos analisamos o perfil socioeconômico dos moradores de vila do Catolé, a escolha pelo bairro e a leitura de suas características e a percepção dos moradores frente ao processo de requalificação urbana do bairro. Como opção metodológica o presente estudo seguiu o percurso do projeto de iniciação cientifica, intitulado “O processo de requalificação urbana do bairro do Catolé (Campina Grande-PB): uma imagem revisitada”, o qual teve por objetivo analisar o processo de requalificação urbana ocorrida no bairro, que ocorreram acentuadamente a partir dos anos 1990. Dessa forma a pesquisa constitui-se do tipo pesquisa analítico-descritiva de natureza qualitativa. A ação investigativa incluiu três tipos de pesquisa, desenvolvidas em etapas simultâneas, a saber: pesquisa bibliográfica; pesquisa documental e a pesquisa de campo. Utilizamos a análise do diário de campo e a entrevista semiestruturada e a observação participante como instrumentos da pesquisa. Em paralelo às entrevistas, realizamos o registro iconográfico da área pela captura fotográfica que nos possibilitou uma leitura do Catolé, de forma a avaliar as diferenças socioespaciais existente no bairro. A amostra foi composta por seis moradores de vilas de quartos do Catolé. A partir dos dados coletados foi possível constatar que o bairro partilha num mesmo espaço vivências contraditórias, visto que mesmo com o crescimento econômico e espacial do Catolé ainda são notórias formas inerentes à sua origem, a exemplo da persistência de vilas de quartos, percebida por nós como símbolos evidentes da questão urbana do bairro.
Descrição: FARIAS, R. R. G. Questão urbana e serviço social: uma análise sobre as rugosidades frente ao processo de requalificação urbana do bairro do Catolé (Campina Grande - PB). 2014. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11234
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayanne Rachel Gomes Farias.pdf874.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.