Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11252
Título: O trabalho como constituinte da vida dos jovens e adultos da EJA
Autor(es): Silva, Sebastião
Palavras-chave: EJA
Trabalho
Formação
Capitalismo
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: A presente pesquisa tem como propósito analisar a problemática da inserção dos jovens e adultos da EJA na atual conjuntura social que se dá através da formação voltada para o mundo do trabalho capitalista a partir das reflexões do alemão Herbert Marcuse. Neste universo ideologicamente totalitário marcado pela racionalidade do trabalho capitalista torna-se fundamento para a constituição objetiva e subjetiva do individuo e do seu “ethos”, determinando, portanto, modos de vida. Mas segundo o filósofo essa racionalidade do trabalho imposto aos indivíduos como única forma de vida vem acompanhado de sofrimento, de sacrifício, de recusa da fruição, de subserviência do sujeito e de dominação, a qual oferece elementos, principalmente ideológico, que preparam a racionalidade necessária para fazer valer os avanços do modo de produção, do consumo e progresso técnico na atualidade. Nesta sociedade administrada ou unidimensional, revela-se uma dominação através das instituições sociais, principalmente a educacional, igualmente intensificada pela ausência de liberdade e de emancipação dos indivíduos. É preciso, portanto, pensar de forma crítica, o desempenho das instituições educacionais.
Descrição: SILVA, Sebastião. O trabalho como constituinte da vida dos jovens e adultos da EJA. 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11252
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - SEBASTIÃO SILVA.pdf413.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.