Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11255
Título: Geotecnologias aplicadas na análise temporal da cobertura vegetal no município de Barra de Santana-PB
Autor(es): Gama, Claudeam Martins da
Palavras-chave: Meio ambiente
Degradação ambiental
Sensoriamento remoto
Data do documento: 17-Dez-2014
Resumo: As questões ambientais emergiram em meados do século XX como reflexo do modelo econômico adotado pelas grandes Nações baseado no consumismo desenfreado, no lucro fácil e na depredação do meio ambiente. A prerrogativa de que os recursos naturais do planeta eram infinitos para justificar a utilização desenfreada desses recursos começou a serem contestadas por vários segmentos da sociedade civil, as Conferências Ambientais como a que ocorreu em Estocolmo na Suécia em 1972, surgiram com o intuito de discutir as alterações e a pauperização dos ecossistemas, as mudanças climáticas e o aumento populacional. Esses processos ao longo do tempo têm conduzido a uma crise sistemática do modelo socioeconômico e ambiental adotado na modernidade. A monetarização do meio ambiente surge como uma alternativa pujante para camuflar as novas formas de atuação do capital que tem como premissa valorar o meio ambiente e dividir os custos da degradação ambiental intensificando cada vez mais a concentração de riquezas nas mãos de poucos. As geotecnologias surgiram nesse contexto de crise socioambiental como uma alternativa para dar suporte aos estudos ambientais, projetos e monitoramento dos ecossistemas, a integração entre o Sensoriamento Remoto, os Sistemas de Informações Geográficas (SIG’s) e os softwares livres proporcionam resposta rápida e de baixo custo quando utilizados no processamento e tratamento de dados orbitais obtidos nas imagens geradas por satélites. O presente trabalho tem como objetivo identificar as áreas antropizadas no município de Barra de Santana-PB e discutir os possíveis condicionantes naturais e antrópicos correlacionados ao processo de degradação local através do mapeamento da cobertura vegetal da Caatinga utilizando duas imagens de satélite Landsat entre os anos de1989 e 2011. Através da utilização do software livre SPRING e das técnicas de processamento digital e classificação supervisionada foram elaborados dois mapas temáticos, evidenciando a dinâmica da cobertura vegetal da Caatinga. Comparando-se os resultados obtidos das classificações das imagens, observou-se que houve uma redução da vegetação nativa de porte arbórea (densa) e arbustiva (semidensa), estas duas classes juntas perderam uma área de 110 km2 em um período de 22 anos, o que representa cerca de 38% da área ocupada no ano de 1989, a uma taxa média de aproximadamente 5 Km2/ano, esse resultado é reflexo da intensa pressão antrópica sobre a vegetação nativa nesse município paraibano ao longo do tempo.
Descrição: GAMA, C.M. da. Geotecnologias aplicadas na análise temporal da cobertura vegetal no município de Barra de Santana-PB. 2014. 58f. Monografia (Especialização em Geoambiência e Recursos Hídricos do Semiárido) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11255
Aparece nas coleções:I - GRHS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Claudeam Martins da Gama.pdf2.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.