Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11256
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Wellington do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-02T11:54:52Z | - |
dc.date.available | 2016-09-02T11:54:52Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-04 | - |
dc.identifier.other | 370.71 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11256 | - |
dc.description | SILVA, W. do N. O uso das novas tecnologias como alternativas no ensino de Geografia: Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Emiliano de Cristo (Proemi – GB1). 2015. 41f. Monografia (Especialização em Ensino de Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata do uso das novas tecnologias nas escolas públicas de Ensino Fundamental e Médio. O tema leva a perceber a importância da educação no nosso cotidiano, no entanto, a educação nos dias atuais vem passando por várias mudanças. O trabalho tem por objetivos a compreensão das práticas de ensino desenvolvidas nas aulas de Geografia. Discutir a introdução das novas tecnologias como elemento transformador no processo ensino aprendizagem. Analisar também a importância da formação continuada dos professores. Assim buscar uma interação entre o uso das novas tecnologias e a prática do ensino de Geografia, associando quais estímulos são proporcionados aos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Emiliano de Cristo. A presente pesquisa está pautada em levantamentos bibliográficos, onde foram pesquisadas informações de autores que desenvolvem estudos relacionados a essa temática a exemplo de AOKI, (2004), DELORS, (2001), MORAES, (2007), BERNARDINO, (2008), entre outros que fornecem dados sobre a prática docente e as metodologias utilizadas pelos professores atualmente. A metodologia se pautou na observações e entrevistas junto ao corpo docente e Coordenação Pedagógica, aplicação de questionários junto aos discentes da instituição de ensino na qual foi desenvolvida a presente pesquisa. Vale lembrar que só as tecnologias não bastam se o professor não tem um entendimento sobre elas, o que aflora a necessidade de aprimoramentos para que esses professores possam saber como lhe dá com essas tecnologias promovendo assim aulas mais dinâmicas e participativas. Na concepção do corpo discente, o uso dos recursos acima citado, contribuem para uma melhor compreensão dos assuntos abordados nas aulas de geografia, não apenas para a realização de trabalhos, como requisitos de notas, mas para melhor entender como a geografia se articula em suas diversas vertentes de estudos, bem como a globalização que acaba por influenciar no processo de ensino-aprendizagem, onde cada vez mais professores e alunos devem se atualizar em meio à era digital. Desta maneira, a presente pesquisa serve para uma maior compreensão sobre a prática do ensino de Geografia, bem como discutir o uso das novas tecnologias associados aos conteúdos aplicados pelos professores, fazendo uma reflexão e permitindo assim um melhor entendimento do sobre a temática abordada na pesquisa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Antônio Albuquerque da Costa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Novas tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O uso das novas tecnologias como alternativas no ensino de Geografia: Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Emiliano de Cristo (Proemi – GB1) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EG - Monografias I - EG - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Wellington do Nascimento Silva.pdf | 2.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.