Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11258
Título: A influência da cultura canavieira na formação socioespacial de localidades periféricas no município de Areia - PB: o caso do Distrito de Santa Maria
Autor(es): Costa, Rinaldo Bandeira da Silva
Palavras-chave: Usina Santa Maria
Cultura canavieira
Economia paraibana
Areia
Emprego
Distrito Federal
Data do documento: 10-Dez-2015
Resumo: A cana de açúcar se se caracterizou como um dos principais produtos do Brasil colônia. Neste aspecto a produção de seus derivados como a rapadura e posteriormente o álcool e o açúcar contribuíram para alavancar a economia do Brasil. Ao longo de seu ciclo a cana foi responsável pela produção de milhares de empregos como também da fixação do homem no meio rural. Na cidade de Areia como também em todo o brejo paraibano a cana de açúcar foi um dos mais importantes ciclos econômicos devido a prosperidade que trouxe não só na produção do álcool e açúcar advindos da Usina Santa Maria mais também para a produção de aguardente que traz um certo alivio econômico após a falência do Complexo Agroindustrial Usina Santa Maria. Neste contexto ainda se verifica em terras areienses uma grande produção de derivados da cana agora focado na cachaça sendo considerada a cidade de Areia a maior produtora deste produto na Paraíba. Não se denota hoje em dia o que anteriormente se via quando a Usina Santa Maria funcionava, pois, o que se via era uma enorme movimentação de fluxos financeiros o que muito contribuía para o crescimento de todas as atividades produtivas a ela ligada.
Descrição: COSTA, R. B da S. A influência da cultura canavieira na formação socioespacial de localidades periféricas no município de Areia - PB: o caso do Distrito de Santa Maria. 2016. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11258
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rinaldo Bandeira da Silva Costa.pdf1.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.