Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11259
Título: O ensino de Geografia em tempos de globalização: a edificação do saber geográfico na E. E. E. F. M. Dom Luiz Gonzaga Fernandes Campina Grande - PB
Autor(es): Cândido, Luara Raquel da Silva
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Prática pedagógica
Novas tecnologias de comunicação
Globalização
Data do documento: 31-Mai-2016
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem a finalidade de refletir o ensino de Geografia em tempos de globalização na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Luiz Gonzaga Fernandes, na cidade de Campina Grande – PB, buscando-se discutir a complexa abordagem sobre práticas pedagógicas de ensino, bem como, os principais desafios e possibilidades vivenciadas por professores e alunos frente à era informacional. Metodologicamente a referida pesquisa desenvolve-se com a elaboração e aplicação de questionários aos professores e alunos do segundo ano do ensino médio da referida escola. Detectou-se a predominância do ensino de Geografia tradicional, tendo enquanto efeitos negativos diretos, o desinteresse e o cansaço dos educandos. Desta forma, torna-se essencial o (re) pensar das práticas de ensino tanto pelo o educador, quanto para os órgãos de fomento, tornando essencial o desenvolvimento de ações de capacitação e formação continuada, com fins de otimização das práticas e do ensino de Geografia. Um dos desafios enfatizados, constitui-se a implementação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC´s), caracterizando-se enquanto recurso didático modificador da dinâmica das aulas, possibilitando maior aproximação e compreensão das temáticas abordadas. Assim sendo, a utilização das novas tecnologias possibilita melhores resultados nos processos ensino-aprendizagem, favorecendo maior contextualização e expandindo a qualidade do ensino.
Descrição: CÂNDIDO, L. R da S. O ensino de Geografia em tempos de globalização: a edificação do saber geográfico na E. E. E. F. M. Dom Luiz Gonzaga Fernandes Campina Grande - PB. 2016. 50 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11259
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - LUARA RAQUEL DA SILVA CÂNDIDO.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.