Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11263
Título: Dinâmicas do espaço urbano campinense: resistência e permanência do comercio calçadista na feira central
Autor(es): Araujo, Rauênia Kelly Matias de
Palavras-chave: Comércio informal
Feira central - Campina Grande
Espaço urbano
Economia local
Data do documento: 30-Jun-2016
Resumo: (Graduação - Curso de Geografia,CEDUC - UEPB) Campina Grande PB, 2016. O referido trabalho tem por objetivo realizar uma análise sobre o processo de resistência e permanência do setor calçadista localizado no interior da feira central, principal mercado popular da cidade de Campina Grande – PB. O trabalho se divide em três momentos, onde se inicia uma analise sobre sua inserção no período técnico científico – informacional, seguindo com uma explanação sobre as diversas rugosidades que fazem parte de seu passado e presente. Após essa introdução se discuti a relação dialética existente entre os elementos do passado e do presente contribuindo com a rugosidade sociocultural da feira central e por fim analisa o processo de resistência e permanência da feira de calçados frente modernidade, enfrentando a concorrência com os estabelecimentos localizados na área central do comércio campinense. Na metodologia utilizou – se pesquisa bibliográfica, observação “in loco” da área em estudo, acervo fotográfico e foram coletados relatos de vendedores, comerciantes e também da clientela para avaliar a força representada pelo setor dentro da competição comercial. Onde os resultados apontam a importância do setor calçadista no interior da feira central e também enquanto uma importante atividade socioeconômica reprodutora de empregos diretos e indiretos para a economia local, além de sua capacidade em resistir com o passar do tempo as duras e difíceis condições estruturais em enfrentar a forte concorrência das grandes lojas da área central do comércio campinense.
Descrição: ARAUJO, R. K. M de. Dinâmicas do espaço urbano campinense: resistência e permanência do comercio calçadista na feira central. 2016. 19 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11263
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rauênia Kelly Matias de Araujo.pdf928.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.