Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11285
Título: Interação homem-natureza na obra Maia Popol Vuh
Autor(es): Farias, Jade Mirabel Bezerra
Palavras-chave: Popol Vuh
Literatura Maia
Ecologia profunda
Data do documento: 27-Jun-2013
Resumo: Este trabalho visa compartilhar uma visão integral do homem, especificamente os milenários povos maias e seu entorno natural, a partir da análise da obra Popol Vuh (2008), edição do arqueólogo Miguel Rivera Dorado, nas perspectivas da ecocrítica (RUECKERT, 1996) e da Ecologia profunda (CAPRA, 1996), trazendo à tona a percepção do meio natural, através da literatura, à medida que percebe a integração homem-natureza. Apresentaremos também como a cultura ocidental se relacionou com a natureza no decorrer da evolução humana e como o homem atuou dentro do seu meio. De acordo com cada sociedade, o significado de natureza ganhou valores e objetivos diferentes. Vista como uma máquina ou ser que respira, a natureza está presente na vida do homem desde seu surgimento fornecendo todos os recursos para o desenvolvimento das espécies. A partir deste pressuposto, estudaremos a referida obra partindo do princípio maia de que homem e natureza fazem parte de um todo dentro de um sistema de interações biológicas e energéticas, não podendo, dessa forma, ser analisados separadamente.
Descrição: FARIAS, J. M. B. Interação homem-natureza na obra Maia Popol Vuh. 2013. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11285
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jade Mirabel Bezerra Farias.pdfPDF - Jade Mirabel Bezerra Farias211 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.