Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11287
Título: Releituras da conquista da América na voz dos povos originários e na perspectiva de Bartolomé de Las Casas
Autor(es): Brito, Maria José
Palavras-chave: Conquista da América Hispânica
História e Literatura
Miguel León Portilla
Data do documento: 20-Dez-2013
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de apresentar pontos convergentes entre El Reverso de la Conquista, de Miguel León Portilla, e Brevísima relación de la destruición de las Indias, de Bartolomé de las Casas. Ambas as obras retratam as injustiças cometidas pelos espanhóis durante a conquista da América Hispânica. Este estudo partirá dos antecedentes sociais, políticos e econômicos da Espanha no século XVI, explorará as possíveis relações interdisciplinares que podem ser estabelecidas entre literatura e história, contemplará a expressão literária como um elemento de denúncia contra as atrocidades cometidas pelos conquistadores e também como uma forma de defesa dos indígenas. Procuraremos relacionar a visão dos índios e uma perspectiva estrangeira de quem presenciou os conflitos ocorridos entre os espanhóis e os nativos da América naquele contexto sóciohistórico, bem como refletiremos acerca de alguns temas comuns presentes nos referidos livros: a cobiça e a tirania dos espanhóis, o impacto dos cavalos, o poder de destruição dos cães, a “Noite triste”, a criatividade nas torturas, a imagem dos povos originários como ovelhas, os testemunhos dos traumas indígenas, a escravidão do índio e o apelo à justiça divina.
Descrição: BRITO, M. J. Releituras da conquista da América na voz dos povos originários e na perspectiva de Bartolomé de Las Casas. 2013. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11287
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria José Brito.pdfPDF - Maria José Brito107.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.