Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11291
Título: Separação amorosa e devastação feminina
Autor(es): Sousa, Myrella de Farias Madureiro
Palavras-chave: Separação
Amor
Sofrimento psíquico
Sexualidade feminina
Data do documento: 25-Mai-2016
Resumo: Uma das mais difíceis experiências dos sujeitos na vida se dá diante de uma separação amorosa e todo sofrimento psíquico dela decorrente. Sabendo-se que os sujeitos assumem posições diferentes nas relações amorosas, no tocante ao gozo masculino e feminino, a mulher na lógica fálica encontra-se localizada do lado não-fálico, do lado de um gozo para além da linguagem, infinito, não havendo significante que a represente. O sujeito neurótico busca sua localização a partir do desejo do outro, seja na sua infinita demanda de amor à mãe seja ao parceiro, o qual, na relação amorosa, sustenta sua localização subjetiva. Assim, este estudo tem por objetivo discutir sobre as peculiaridades que envolvem e particularizam a separação amorosa nos sujeitos femininos, em especial, sobre a constituição do feminino e suas vicissitudes neste processo. Para tal, foi feita uma pesquisa bibliográfica com base no arcabouço teórico freudo-lacaniano, a partir da qual vimos que tanto para o masculino quanto para o feminino, o amor é tecido pela falta, pela castração, e pela ilusão de ambos em dar um ao outro o falo que não o tem. A mulher que encontra sua identificação feminina enquanto objeto causa de desejo do outro na relação amorosa, ao término dessa parceria, poderá atravessar a angústia que remete a uma espécie de dissolução de si mesma, do lugar de um ser “fora de lugar”, devastado, visto que o amor e a devastação têm uma relação estreita, pelos seus ambos registros na falta de significante do Outro.
Descrição: SOUSA, M. de F. M. Separação amorosa e devastação feminina. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia )- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11291
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Myrella de Farias Madureiro Sousa.pdfPDF - Myrella de Farias Madureiro Sousa424.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.