Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11292
Título: Assistência de Enfermagem ao parto normal e as principais dificuldades encontradas pelo enfermeiro obstetra em uma maternidade referência de Campina Grande - PB
Autor(es): Araújo, Milca Correia Marinho de
Palavras-chave: Enfermeiro obstetra
Trabalho de parto
Assistência humanizada
Data do documento: 17-Fev-2016
Resumo: O nascimento de uma criança representa um momento único e de grande significado na vida da mulher. É um evento dotado de medos e incertezas, mas também de muita alegria e satisfação. Logo, a assistência prestada à parturiente deve ser diferenciada, ou seja, uma assistência humanizada, garantindo a autonomia e direitos da mulher, transmitindo segurança, confiança, respeito e carinho, de forma que a dor seja amenizada, potencializando o máximo de conforto e reduzindo os riscos que podem ocorrer no momento do parto. A presente pesquisa teve como objetivo investigar a prática da assistência prestada à gestante durante todo o processo que envolve o parto e as principais dificuldades encontradas pelo enfermeiro obstetra ao executar esse cuidado. O estudo foi desenvolvido no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), no município de Campina Grande – PB, no período de dezembro de 2015 a fevereiro de 2016, o instrumento utilizado foi uma entrevista semiestruturada aplicada com os profissionais que aceitaram participar da pesquisa. Os resultados mostraram que a assistência realizada pelos enfermeiros obstetras ocorre de forma humanizada, respeitando a parturiente em todas as fases que envolvem o parto. As dificuldades encontradas para o desempenho de uma melhor assistência foram a grande demanda do hospital para poucos profissionais e a falta de um pré- natal realizado com êxito. Concluiu-se, que o enfermeiro obstetra é um profissional que contribui para um cuidado digno e prazeroso, promovendo mudanças de real significado ao parto e nascimento.
Descrição: ARAÚJO, M. C. M. de. Assistência de Enfermagem ao parto normal e as principais dificuldades encontradas pelo enfermeiro obstetra em uma maternidade referência de Campina Grande - PB. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11292
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Milca Correia Marinho de Araújo.pdfPDF - Milca Correia Marinho de Araújo371.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.