Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11293
Título: Perfil etnobotânico: O uso de plantas medicinais por uma comunidade rural da cidade de Lagoa Seca, PB
Autor(es): Brandão, Jéssica Magnany Pessoa
Palavras-chave: Espécies vegetais
Medicina tradicional
Etnobotânica
Conhecimento popular
Data do documento: 15-Jul-2016
Resumo: Estudos de etnobotânica evidenciam a existência de um grande acervo de plantas medicinais cujas propriedades são de conhecimento popular e permitem aos pesquisadores base para grandes conquistas na área de desenvolvimento de produtos farmacêuticos. Portanto, o estudo teve como objetivo realizar o resgate do conhecimento empírico sobre o uso de plantas medicinais pela comunidade rural do sitio Araticum/Lagoa Seca, PB.O estudo foi constituído por 62 indivíduos, compreendendo a faixa etária de 18 a 81 anos. Sendo aplicado um questionário semi-estruturado contemplando questões norteadoras referentes aos perfis socioeconômico, etnobotânico e as origens da vertente do conhecimento popular. Os dados foram analisados descritivamente, baseando-se na literatura especializada que fundamenta a temática do estudo. Verificou-se que a população detentora do conhecimento medicinal dos vegetais é constituída em sua maioria por homens, com faixa etária entre 18 a 31 anos, tendo escolaridade fundamental incompleta. Foram identificadas 41 espécies, distribuídas em 28 famílias botânicas, sendo as mais representativas a Rutaceae, Acanthaceae, Myrtaceae. As espécies com maior valor de uso foram o capim-cidreira (Cymbopogon citratus, IR = 1,53); erva cidreira (Lippia alba, IR = 1,53) e hortelã da folha miúda (Mentha piperita, IR1,38), Constatou-se 49 citações para desordens do aperelho digestivo, prevalecendo a dor de barriga como a categoria mais citada (0,85) entre os informantes, sendo a folha (4,7) a parte mais utilizada na forma de chá (42,6%). Portanto, os entrevistados são detentores de informações acerca do uso das plantas, fato esse comprovado pela miscelânea de indicação de uso de plantas para os mais diversos tratamentos, e que os mais jovens demonstram interesse em assimilar as informações sobre as espécies e as suas diferentes formas de utilização.
Descrição: BRANDÃO, J. M. P. Perfil etnobotânico: O uso de plantas medicinais por uma comunidade rural da cidade de Lagoa Seca, PB. 2016. 32f. Monografia (Especialização em Etnobiologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11293
Aparece nas coleções:I - EE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Magnany Pessoa Brandão.pdfPDF - Jéssica Magnany Pessoa Brandão990.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.