Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11298
Título: Sóror Juana Inês de la Cruz: uma precursora do feminismo na literatura hispânica
Autor(es): Andrade, Maria do Socorro de Souza
Palavras-chave: Feminismo
Literatura hispano-americana
Escrita de si
Sóror Juana Inês de la Cruz
Paul Michel Foucault
Data do documento: 7-Dez-2012
Resumo: Apresentamos a obra da monja mexicana Sóror Juana Inés de la Cruz (1648 – 1695) que viveu no século XVII na Nova Espanha. Juana Inés é considerada por muitos um expoente do movimento feminista, mesmo antes da institucionalização do movimento como militância política e social. Inquirindo sobre a importância da poetisa mexicana no feminismo, esse trabalho postula dialogar a lírica e a prosa da monja com a teoria filosófica de Michel Foucault e Margareth Rago, bem como com a teoria e a crítica literária de Octavio Paz. Destacamos o ímpeto de uma mulher que ousou em contrapor-se ao pensamento predominante do seu tempo. Esse trabalho disserta sobre a luta de Sóror Juana por direitos iguais entre os sexos feminino e masculino. Sua obra é a materialização, sem eufemismos, de um pensamento à frente de seu tempo. Por isso, em nome dessa relação e desse feminismo antes do próprio feminismo, historicizamos e pontuamos o lugar da mulher na história do Ocidente, mais especificamente no contexto latino-americano. Ademais, relacionamos a história do movimento feminista com a luta de Juana Inés, advogando que a mesma tinha como proposta a possibilidade de novos modos de subjetividades que resistissem aos modelos normativos de condutas de seu tempo. Para isso, relacionamos suas teorizações filosóficas com as propostas éticas do último Foucault, as quais são reafirmadas por Rago. Para concluir, pontuamos os conceitos de ética, de resistência, de coragem da verdade, de escrita de si e de feminismo no contexto da análise da obra da poetisa mexicana.
Descrição: ANDRADE, M. S. S. Sóror Juana Inês de la Cruz: uma precursora do feminismo na literatura hispânica. 2012. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11298
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Socorro de Souza Andrade.pdfPDF - Maria do Socorro de Souza Andrade23.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.