Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11300
Título: Figuração da "Casa Espanhola" do pós-guerra em Nada, de Carmen Laforet
Autor(es): Lino, Fabrícia Chagas Andrade
Palavras-chave: Carmen Laforet
Ditadura franquista
Nada (Romance)
Data do documento: 12-Mar-2014
Resumo: Este trabalho propõe-se analisar a caracterização do espaço da casa em que se desenvolvem as situações dramáticas mais significativas constitutivas da diegese do romance Nada, de Carmen Laforet. Faz-se um estudo da configuração de uma alegoria da Espanha do pós-guerra, no romance, tendo em vista que o espaço alegórico (e alegorizável), na narrativa, se caracteriza como uma representação da nação espanhola do pós-guerra. Com base na perspectiva de Walter Benjamin sobre a alegoria (BENJAMIN, 2004; 2007), a narrativa aponta para a atmosfera caótica constitutiva do contexto cotidiano dos indivíduos sob a ditadura franquista, na Espanha, representados pelas personagens. Nesse sentido, a narrativa do romance projeta uma possível leitura do estado de luto e das ruínas (BENJAMIN, 2004; 2007) que, de certo modo, figuram no presente das personagens do romance Nada.
Descrição: LINO, F. C. A. Figuração da "Casa Espanhola" do pós-guerra em Nada, de Carmen Laforet. 2014. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11300
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabrícia Chagas Andrade Lino.pdfPDF - Fabrícia Chagas Andrade Lino154.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.