Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11301
Título: Microempreendedor individual: uma pesquisa exploratória quanto aos fatores condicionantes da formalização relacionada ao perfil empreendedor na cidade de Monteiro - PB.
Autor(es): Bandeira, Josenilda Souza da Silva
Palavras-chave: Microempreendedor individual
Perfil empreendedor
Empreendedorismo
Setor informal
Legalização de empresas
Data do documento: 12-Set-2013
Resumo: Essa pesquisa busca conhecer o perfil empreendedor do Microempreendedor Individual na cidade de Monteiro – PB; Através da compreensão das razões que levaram os empreendedores individuais a abrir e formalizar seu negócio; Entendimento de qual é o nível de conhecimento sobre o negócio que os mesmos atuam; e obtenção do perfil empreendedor com base nas características traçadas por teóricos que assim o definem. Para isso foi utilizado a metodologia de pesquisa exploratória, pesquisa de campo, teórico-empírico, de abordagem qualitativa e quantitativa, usando técnicas de levantamento de dados, bibliográfica, com método indutivo, e tendo como instrumento de coleta o questionário. Nos resultados destaca-se uma pesquisa feita no portal do empreendedor, do qual foi retirado dados, estes foram tabulados e partindo destes foi traçado um perfil básico do empreendedor no qual se destacou que Monteiro é o 9º município com a maior quantidade de Microempreendedor Individual da Paraíba, entre outros resultados. Ainda nos resultados, partido dos dados coletados através de questionário, pode-se destacar o fato de que 46% possuem dificuldade em preencher o Relatório Mensal de Receitas Brutas, sendo esta a única obrigação em termos de relatórios contábeis. Podem-se compreender as razões que levaram os empreendedores individuais a abrir o seu negócio, segundo a pesquisa para a maioria dos empreendedores foi à necessidade de complementar a renda. Enquanto tratando-se em termos de formalização a maioria respondeu que foi para obtenção de benefícios previdenciários. Quanto ao nível de conhecimento sobre o negócio que os mesmos atuam, tratou-se apenas dos benefícios que podem obter com a formalização, sendo a maioria afirmou ter esse conhecimento. No que trata sobre entender se há um perfil empreendedor com base nas características traçadas por teóricos que assim o definem, pode-se afirmar que sim, pois se constatou um perfil de empresas de empreendedores com menos de cinco anos de atuação.
Descrição: BANDEIRA, J. S. S. Microempreendedor individual: uma pesquisa exploratória quanto aos fatores condicionantes da formalização relacionada ao perfil empreendedor na cidade de Monteiro - PB. 2013. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11301
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josenilda Souza da Silva Bandeira.pdfPDF - Josenilda Souza da Silva Bandeira84.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.