Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11302
Título: Realismo maravilhoso e choque do real: a Colômbia sob duas perspectivas literárias
Autor(es): Pereira, Maria Arianna Queiroz
Palavras-chave: História e Literatura
Literatura hispano-americana
Gabriel García Márquez
Fernando Vallejo
Cien Años de Soledad (Obra)
La Virgen de los Sicarios (Obra)
Colômbia
Data do documento: 8-Nov-2013
Resumo: Buscamos, neste trabalho, fazer observações a respeito das perspectivas do realismo maravilhoso e do choque do real, considerando as obras Cien Años de Soledad, de Gabriel García Márquez e La Virgen de los Sicarios, de Fernando Vallejo. Escolhemos estas obras porque ambas retratam a realidade colombiana, embora em épocas diferentes. O que buscaremos analisar é a maneira que cada autor utilizou para representar, literariamente, esta realidade. As produções de Gabriel García Márquez e de Fernando Vallejo assemelham -se em determinados procedimentos narrativos. Considerando esses procedimentos, comuns na literatura hispano-americana, pretendemos estudar a comunhão estética entre as duas narrativas em questão, observando como o realismo maravilhoso e o choque do real singularizam a relação entre história e ficção nos romances apresentados, para isto nos apoiaremos nas ideias de alguns autores que, em algum momento, se dedicaram a estas questões.
Descrição: PEREIRA, M. A. Q. Realismo maravilhoso e choque do real: a Colômbia sob duas perspectivas literárias . 2012. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/ Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11302
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Arianna Queiroz Pereira.pdfPDF - Maria Arianna Queiroz Pereira60.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.