Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11304
Título: O trágico em Bodas de Sangre, a partir da ótica de Unamuno e Nietzsche
Autor(es): Paiva, José de Sousa
Palavras-chave: Gênero tragédia
Friedrich Nietzsche
Federico García Lorca
Bodas de Sangre (Teatro espanhol)
Miguel de Unamuno
Data do documento: 7-Mar-2014
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar o trágico dionisíaco na obra teatral de Federico García Lorca, Bodas de Sangre, tendo como embasamento teórico principalmente as contribuições dos pensadores Miguel de Unamuno e Friedrich Nietzsche. Na obra Del sentimiento trágico de la vida, de Miguel de Unamuno, a ânsia da imortalidade, a não aceitação da morte como final de uma existência, o questionamento a respeito do seu destino e de todas as coisas que o cercam são sentimentos de angústia e dúvida que criam a luta, a agonia e o sentir trágico vivenciados pelo referido autor. Faremos uma analogia referente à visão dionisíaca de mundo de Friedrich Nietzsche, que se beneficia dos deuses da mitologia grega Apolo e Dionísio para fazer uma interpretação filosófica a respeito do conflito que se passa no interior da nossa mente. Nietzsche se propõe a conhecer a profundidade e complexidade da ação dionisíaca, o que está por trás da vida além da aparência e que nos impulsiona a esta fantástica viagem ao encontro de nós mesmos. A este contexto se insere ainda uma reflexão a respeito de como este sentimento peculiar e contraditório, alheio à compreensão do homem e que se apresenta sempre como algo que foge do limite e domínio do normal, do padrão, se apresenta na vida dos personagens em Bodas de Sangre.
Descrição: PAIVA, J. S. O trágico em Bodas de Sangre, a partir da ótica de Unamuno e Nietzsche. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11304
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José de Sousa Paiva.pdfPDF - José de Sousa Paiva87.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.