Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11309
Título: Capacidade preditiva de endividamento: um estudo nos estados da região Nordeste do Brasil
Autor(es): Sá, Juliana da Paz de
Palavras-chave: Administração pública
Capacidade preditiva
Dívida pública
Data do documento: Jun-2015
Resumo: Esse estudo teve como objetivo geral identificar a capacidade preditiva de endividamento dos Estados do Nordeste Brasileiro, no período de 2000 a 2013. A metodologia utilizada foi bibliográfica, descritiva, documental, com abordagem empírico-analítica, os dados foram coletados nas Finanças do Brasil (FINBRA) disponível no site do Tesouro Nacional, em seguida foram indexados pelo Indicador Econômico Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a amostra foi censitária composta pelos nove Estados do Nordeste, em seguida foi calculado o Grau de Endividamento Total (GET) de cada Estado anualmente, realizada a estatística descritiva e a análise de séries temporais. Assim, os resultados obtidos através do Modelo de Tendência Linear revelaram que em relação ao GET e o GET Previsto para cada Estado, no período analisado, os que mais se ajustaram ao modelo, ou seja, aos coeficientes da regressão (inclinação e intercepção), linear simples, através da análise do F de significação inferior a 5% foram: Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, rejeitando a hipótese nula, logo confirmando que para eles o modelo foi adequado. Assim, fica como sugestão para futuras pesquisas uma investigação mais específica, com a utilização de modelos mais sofisticados, que considerem outros elementos, e que possam aprofundar a análise, bem como fazer o estudo em outros Estados brasileiros, averiguando diferentes modelos de capacidade preditiva e disseminando o saber através da ciência.
Descrição: SÁ, J. da P. de. Capacidade preditiva de endividamento: um estudo nos estados da região Nordeste do Brasil. 2015. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11309
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana da Paz de Sá.pdf553.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.