Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11313
Título: Uma proposta para mensuração do resultado econômico-social em escolas públicas.
Autor(es): Carvalho, Diego de Queiroz
Palavras-chave: Contabilidade de custos
Demonstração do Resultado Econômico (DRE)
Escola pública
Custeio direto
Data do documento: 5-Dez-2012
Resumo: As entidades públicas tem uma análise peculiar em relação aos seus padrões por causa do seu aspecto predominantemente social. Especificamente em relação às escolas públicas é um campo de aplicação que merece destaque por sua relevância. A contabilidade de custos é um instrumento que atualmente está sendo aplicada nessas entidades e está sendo inicialmente aplicada pelos órgãos normalizadores da contabilidade nacional. Esse trabalho propôs um modelo aceitável para o entendimento dos grupos de usuários da informação contábil procurando melhorar o processo de gestão dos recursos públicos nesse campo de aplicação por meio da aplicação do custeio direto, e com aplicação de estudo de caso, sendo este seu objetivo. Para isso foi feito um levantamento dos conceitos da contabilidade de custo, demonstração de resultado econômico e sistema de custo na administração pública. Foi utilizada uma metodologia classificada em bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa e quantitativa, com objetivos exploratórios e descritivos, baseando -se no método dedutivo, e realizado um estudo de caso. Em seguida foi proposto um modelo inicial para mensurar os devidos valores. Após isso foi aplicado um estudo de caso na Escola Nossa Senhora de Fátima localizada na cidade de Sertânia-PE. O resultado encontrado foi negativo mostrando a necessidade de implantação desse relatório (Demonstração do Resultado Econômico) pelos órgãos e entidades para melhor gestão dos recursos públicos, mesmo sendo facultativa, para que se possa melhorar a aplicação desses recursos de forma mais eficaz e eficiente.
Descrição: CARVALHO, D. Q. Uma proposta para mensuração do resultado econômico-social em escolas públicas. 2012. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11313
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diego de Queiroz Carvalho.pdfPDF - Diego de Queiroz Carvalho77.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.