Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11316
Título: Orçamento doméstico e planejamento financeiro familiar: prática e conhecimento dos funcionários das escolas estaduais de Sumé-PB.
Autor(es): Vilar, Sergio Murilo Carneiro
Palavras-chave: Orçamento doméstico
Planejamento financeiro familiar
Data do documento: 13-Set-2013
Resumo: A conjuntura econômica atual trouxe à tona a problemática das finanças pessoais. A diminuição do poder de compra somada a uma maior oferta de crédito tem trazido grandes transtornos às famílias. Rodeadas por apelos consumistas que criam necessidades aparentes para as mesmas que, cada vez mais se endividam, e isso por atenderem aos apelos do comércio e ou principalmente por não exercerem nenhum controle sobre seus orçamentos. Daí que temas como orçamento doméstico e planejamento financeiro têm adquirido grande notoriedade entre os que se preocupam com o tema, bem como, em todos os ramos da sociedade. Este trabalho teve como objetivo geral verificar a prática e o conhecimento do Orçamento Doméstico e do Planejamento Financeiro Familiar (PFF) para os servidores das escolas públicas estaduais do município de Sumé -PB. Buscando, especificamente, denotar a importância do PFF enquanto prática contábil; discutir a influência do sexo, da idade, escolaridade e renda no hábito do planejamento financeiro e controle orçamentário, bem como analisar as características e formas de controle orçamentário e verificar o hábito de poupar, o uso de crédito extra orçamentário e o impulso consumista além de identificar os meios pelos quais os respondentes têm obtido informações acerca do PFF e do controle orçamentário. Para se atingir tais objetivos foi feita uma pesquisa bibliográfica para se investigar a literatura já existente. Ainda foi aplicada uma pesquisa de campo na qual por meio de um questionário foram coletadas informações iniciais que apontaram para o interesse que os participantes da pesquisa têm pelo tema. É grande a importância dada pelos respondentes à prática do planejamento financeiro, entretanto alguns encontram dificuldades em concretizá -lo por desconhecerem como o executar. Aqueles que conhecem o assunto, em grande parte obtiveram informações com familiares e amigos, outros através da leitura de livros, revistas e jornais. Há os que aprenderam nas escolas e faculdades, e ainda os que não possuem conhecimento sobre o assunto, o que amplia a certeza de que cursos que trabalhem o controle orçamentário doméstico são necessários para que todas as famílias saibam como conquistar a saúde de suas finanças.
Descrição: VILAR, S. M. C. Orçamento doméstico e planejamento financeiro familiar: prática e conhecimento dos funcionários das escolas estaduais de Sumé-PB. 2013. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11316
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sergio Murilo Carneiro Vilar.pdfPDF - Sergio Murilo Carneiro Vilar91.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.