Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11322
Título: A sustentabilidade dentro de um modelo de políticas públicas sustentáveis: um estudo de caso na cidde de Ouro Velho-PB.
Autor(es): Alexandre, Felipe Sousa
Palavras-chave: Contabilidade ambiental
Administração municipal
Políticas públicas sustentáveis
Sustentabilidade
Data do documento: 13-Set-2013
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral buscar na Administração Municipal de Ouro Velho um modelo de Políticas Públicas Sustentáveis, e com isso, demonstrar a eficiência econômica na aquisição de bens e serviços, analisando os tipos de investimentos públicos na área Ambiental. Todos os dados foram obtidos através de um estudo de caso realizado no Município Paraibano mediante exame do Plano Plurianual (PPA) e de ANEXOS de pagamentos de empenhos obtidos no Site do Tribunal de Contas do Estado, Sagres Online, que condizem com os investimentos realizados em uma área ambiental durante os períodos entre 2010 e 2013 para assim verificar a possibilidade do Município está incorrendo em eficiência econômica. Os resultados encontrados demonstraram uma situação de concordância no que foi orçado no PPA em relação aos Planos e Ações do Governo com o que realmente foi realizado no Município demonstrado nos ANEXOS, porém os resultados no que tange a efetiva participação do Ente Público voltado as Políticas inclusivas e exclusivas na conjuntura ambiental é muito frágil e irrelevante quanto aos conceitos, critérios e diretrizes seguidas pela Sustentabilidade. Os métodos adotados nas aquisições de bens e serviços nos investimentos de nomenclatura inconsciente na área ambiental não condizem com nenhum critério ambientalmente correto, o que torna esse fator negativo. No entanto, a pesquisa em si foi positiva, pois se puderam alcançar os pontos desejados e assim obter uma análise do que realmente acontece nas pequenas cidades do País através de um dado isolado levando a perceber a falta de conhecimento e capacitação dos Gestores na matéria e que o Desenvolvimento Sustentável infelizmente ainda vai levar um bom tempo a ser implantada com sucesso completamente em todo o País, almejando uma Nação com uma economia mais igualitária, efetiva, eficiente, justa mesmo que pluralizada.
Descrição: ALEXANDRE, F. S. A sustentabilidade dentro de um modelo de políticas públicas sustentáveis: um estudo de caso na cidade de Ouro Velho-PB. 2013. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11322
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Felipe Sousa Alexandre.pdfPDF - Felipe Sousa Alexandre127.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.