Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11324
Título: Gestão de custo em uma mini usina de beneficiamento de leite de cabra: um estudo de caso na AGUBEL
Autor(es): Tavares, Valquiria Braz
Palavras-chave: Contabilidade de custos
Custeio por absorção
Custeio variável
Data do documento: 12-Set-2013
Resumo: O presente trabalho busca conhecer o custo da produção de leite de cabra da Associação Gestora da Usina de Beneficiamento de Lácteos (AGUBEL) , nos anos de 2011 e 2012, através dos métodos de custeio por absorção e custeio variável. O semiárido paraibano é historicamente uma região assolada pelas secas. Neste contexto o desenvolvimento da atividade da caprinocultura leiteira tem se destacado pela resistência dos animais às intempéries climáticas, e por proporcionar aos pequenos produtores familiares a permanência em seu habitat natural. Diante dessa realidade, conhecer o custo da produção da AGUBEL assume um papel de destaque em seu processo produtivo que difere dos demais métodos adotados em outras organizações, uma vez que ela não adquire a matéria-prima para seu processo, e sua produção é toda absorvida pelos programas Fome Zero/Leite da Paraíba. O preço recebido pelo processo de beneficiamento é definido pela Secretaria Nacional de Segurança Alimentar em R$ 0,52/l e não sofre reajuste desde 2009. Diante desses fatores e, após conhecer como se dá o processo produtivo da entidade, encontraram-se os custos de produção, com a utilização dos métodos de custeio por absorção e custeio variável, nos anos de 2011 e 2012. Para tanto, foi realizado um estudo exploratório, descritivo, por meio de uma pesquisa quantitativa, qualitativa e bibliográfica, através de um estudo de caso. Verificou-se mediante os cálculos realizados que os resultados obtidos para o ano de 2012 foram aproximadamente 35% inferiores aos resultados de 2011, ocasionado pela redução no quantitativo de leite beneficiado principalmente nos meses de setembro, outubro e novembro de 2012, influenciado pelos severos períodos de estiagem enfrentados neste período. As receitas da associação são provenientes de repasses financeiros que a entidade recebe por cada litro de leite beneficiado, valor este repassado pelo Governo Federal. A redução no valor dos resultados é consequência do aumento dos custos unitários que em 2012 foram sempre superiores aos encontrados em 2011, tanto pelo custeio por absorção quanto pelo custeio variável , bem como uma redução da receita no mesmo período . Contudo foi identificado que a receita da AGUBEL foi superior aos custos e despesas, tanto em 2011, quanto em 2012. O lucro é reinvestido em melhorias na infraestrutura física da mini usina, bem como na compra de novos equipamentos no intuito de expandir o mix de produtos beneficiados.
Descrição: TAVARES, V. B. Gestão de custo em uma mini usina de beneficiamento de leite de cabra: um estudo de caso na AGUBEL. 2013. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11324
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valquiria Braz Tavares.pdfPDF - Valquiria Braz Tavares117.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.