Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11326
Título: Percepção de um juíz perante a utilização do laudo pericial contábil como ferramenta de auxílio para tomada de decisões
Autor(es): Silva, Marcelo Bezerra da
Palavras-chave: Perícia contábil
Laudo pericial contábil
Parecer pericial contábil
Data do documento: 10-Set-2013
Resumo: Os desafios, cada vez maiores, enfrentados em razão da evolução acelerada da tecnologia e dos mecanismos de efetivação dos negócios têm exigido um nível de competência e de adaptação cada vez maiores por parte dos profissionais, incluindo aqueles que atuam em especial nas perícias contábeis. A Perícia Contábil é uma das especialidades da Ciência Contábil, indispensável para elucidar questões que, por sua natureza, necessitam de competência técnica e científica. O presente estudo teve como objetivo analisar a percepção de um Juiz perante a utilização do laudo pericial contábil como ferramenta de auxílio a tomada de decisões. Para atingir esse objetivo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com o intuito de se investigar na literatura as discussões em torno do tema abordado. Realizou-se ainda, um estudo de caso onde os dados foram coletados através de uma entrevista semiestruturada. Como resultado a pesquisa demonstrou que dentro do poder judiciário, a perícia contábil serve de base para esclarecimentos de controvérsias de fatos de natureza patrimonial, auxiliando o juiz em seus julgamentos. Pode-se afirmar ainda que o laudo pericial contábil é uma peça fundamental no auxílio à tomada de decisões por parte do magistrado. O conteúdo abordado permitiu que (a) os laudos ou pareceres contábeis utilizados pelos magistrados dentro de um litígio são efetivamente capazes de atender às necessidades informacionais que o juiz precisa em questões relativas aos quantitativos e qualitativos que se refere aos fatos contábeis dada a sua relevância em sentenças proferidas; (b) ficou constatado que as informações apresentadas dentro dos laudos contábeis, são suficientemente e convincentes encabeçando os elementos juntados aos autos como mecanismo de prova do caso em questão;(c) constatou-se que o próprio judiciário federal busca aprimorar os trabalhos dos peritos contadores através de encontros e cursos de aperfeiçoamentos. Por fim, o Magistrado afirma que a Perícia Contábil é de extrema importância dentro do judiciário como auxílio e ferramenta importante na resolução de litígios.
Descrição: SILVA, M. B. Percepção de um juiz perante a utilização do laudo pericial contábil como ferramenta de auxílio para tomada de decisões. 2013. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11326
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcelo Bezerra da Silva.pdfPDF - Marcelo Bezerra da Silva68.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.