Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11327
Título: Derivativos: um estudo sobre os impactos e reflexos da crise financeira americana de 2008 na empresa Sadia S.A
Autor(es): Ferraz, Harley Kaline Pires
Palavras-chave: Crise financeira internacional
Empresa Sadia S.A
Crise financeira americana (2008)
Data do documento: 17-Set-2013
Resumo: O mercado de capitais, ambiente de crescente evolução em que as empresas e as instituições financeiras estão inseridas requer que estas estejam preparadas e planejadas, para se protegerem de impactos macroeconômicos e dos riscos aos quais estão expostas. O estudo objetivou demonstrar o desempenho da empresa Sadia com a utilização de derivativos em meio à crise financeira americana de 2008. Realizou-se, para tanto, uma pesquisa descritiva e quantitativa pelo fato de coletar, comparar e analisar os demonstrativos financeiros, por meio de uma abordagem qualitativa e através de uma pesquisa documental e bibliográfica das informações. Para a análise da evolução e das perdas financeiras foram utilizados os demonstrativos e dados financeiros da empresa entre 2004 e 2008. Os resultados da pesquisa comprovam que as demonstrações financeiras da empresa estavam atreladas aos resultados de determinados derivativos, os quais, em função da crise financeira americana, ocasionaram prejuízos bilionários, além de impactos que desencadearam a sua fusão com sua maior concorrente: a Perdigão, criando a Brasil Foods. Além disso, os resultados demonstraram também que a fusão foi uma necessidade da companhia em resposta aos efeitos das perdas em cadeia e, que a falta de informações e de melhores práticas de transparência tornou evidente os riscos os quais as empresas estão diretamente expostas, ainda que, estas estejam listadas nos segmentos de governança corporativa.
Descrição: FERRAZ, H. K. P. Derivativos: um estudo sobre os impactos e reflexos da crise financeira americana de 2008 na empresa Sadia S.A. 2013. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11327
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Harley Kaline Pires Ferraz.pdfPDF - Harley Kaline Pires Ferraz85.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.