Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11329
Título: Controle interno: um estudo sobre os principais controles internos utilizados pelos microempreendedores individuais do município de Sertânia - PE.
Autor(es): Monteiro, José Leandro Bezerra
Palavras-chave: Controle interno contábil
Microempreendedor individual
Data do documento: 12-Set-2013
Resumo: Este trabalho está relacionado com o controle interno no estabelecimento dos Microempreendedores Individuais (MEI’s) na cidade de Sertânia-PE. Partindo deste pressuposto, seu objetivo foi identificar se os MEI’s do município de Sertânia-PE utilizam algum tipo de controle interno no seu negocio. Visto que sua utilização torna-se um elemento indispensável para além de dar uma maior garantia para a continuidade das operações da empresa, proporciona uma segurança para o patrimônio da mesma. A finalidade dos argumentos foi chegar a conclusões cujo conteúdo é muito mais amplo, deste modo, o método utilizado foi o indutivo. Como instrumento para coleta de dados da pesquisa foi utilizado um questionário, o qual foi aplicado em uma amostra de 34 (trinta e quatro) estabelecimentos de MEI’s, validando as evidências para o campo geral, que de acordo com o portal do empreendedor, que são de 150 (cento e cinquenta) MEI’s formalizados até 01/07/2013. Concluindo-se que, apesar de disporem de alguns tipos de controles internos (fluxo de caixa/caixa, contas a pagar, contas a receber), muitos empreendedores não têm conhecimento da devida importância dos mesmos para fundamentar o sucesso do seu negócio no mercado.
Descrição: MONTEIRO, J. L. B. Controle interno: um estudo sobre os principais controles internos utilizados pelos microempreendedores individuais do município de Sertânia - PE. 2013. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11329
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Leandro Bezerra Monteiro.pdfPDF - José Leandro Bezerra Monteiro62.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.