Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11330
Título: Uma análise da aplicabilidade do ICMS no contexto do regime tributário diferenciado do Simples Nacional.
Autor(es): Lins, Rubens Aquino de
Palavras-chave: Regime de tributação
ICMS
Simples Nacional
Microempresa
Empresa de Pequeno Porte
Data do documento: 13-Set-2013
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar se a base legal que concebeu o Simples Nacional apresenta solidez constitucional e se a inserção do ICMS no seu regime tributário diferenciado estabelece uma relação de compatibilidade. No que se refere à metodologia, em relação aos fins, utilizou-se as abordagens exploratória e descritiva, já em relação aos meios foram adotadas a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, este através da aplicabilidade do ICMS no ambiente Simples Nacional. Para lastrear as informações foi utilizada toda a estrutura legal vigente, desde a Constituição Federal, passando por legislação nacional, até a normatização estadual, destaque-se aí que para uma melhor racionalização dos resultados, o Estado da Paraíba referenciou algumas abordagens legais, quantitativas e financeiras. O estudo verificou inicialmente que o Simples Nacional apresentou-se de forma virtuosa como instrumento de impulso competitivo para as ME e EPP. Por outro lado, revelou certa fragilidade constitucional e legal. Evidenciou ainda imperfeições na sua formatação, suscitando possíveis ofensas ao Pacto Federativo. Verificou-se também existir forte disparidade entre a forma de tributação do ICMS no regime normal quando comparado ao regime diferenciado, o que provoca descaracterização de princípios e conceitos do imposto. Do mesmo modo, ficou demonstrado que a prática tributária do ICMS no regime tributário diferenciado apresenta repercussões, inclusive extra-fiscais, que dificultam enormemente a sua aplicação, além de explicitar linguagem imprópria no relacionamento com o regime tributário normal que prejudica o diálogo e a integração nas operações do ICMS que envolvem os dois regimes. Já em relação à prática de fiscalização dos contribuintes, por parte das administrações tributárias estaduais,a legislação do Simples Nacional gerou precarização nos controles fiscais, o que resulta em potencial supressão nas receitas tributárias dos estados.
Descrição: LINS, R. A. Uma análise da aplicabilidade do ICMS no contexto do regime tributário diferenciado do Simples Nacional. 2013. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11330
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rubens Aquino de Lins.pdfPDF - Rubens Aquino de Lins166.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.