Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11340
Título: A análise do currículo no ensino de Língua Portuguesa na escola privada
Autor(es): Cassiano, Leniraldo Varelo
Palavras-chave: Ensino de Língua Portuguesa
Escola privada
Visão docente
Data do documento: 2016
Resumo: Partindo de uma problemática sobre a discussão do ensino da Língua Portuguesa (LP dentro do ensino das redes privadas, remonta discussões advindas desde os anos de 1980 do século XX. Desde essa década até os dias atuais, inúmeras pesquisas atestam as dificuldades teórico-metodológicas, pelas quais passa o ensinoaprendizagem da língua materna. Dessa forma, alguns questionamentos sobre essa problemática nos levaram a formular o seguinte objetivo deste presente artigo que foi “discutir o ensino de língua portuguesa na escola privada, a partir da visão do docente”. Dessa forma, o exposto enquadramos da pesquisa que originou este artigo foi construído através do paradigma qualitativo, de cunho bibliográfico e exploratório. Como procedimentos da pesquisa, efetuados a partir da aplicação de questionários onde foram entrevistados 02 professores: de 02 escolas particulares de Solânea/Guarabira. Com poucas referências sobre a temática, tomamos como pressupostos teóricos as contribuições de Bakhtin (2006), Batista (1997), PCN’s (1998) e outros. Os resultados apontaram como fundamentos da pesquisa que o professor privado segue a metodologia da escola, em que o currículo escolar é aquele adaptado através das diretrizes impostas pelo livro didático adotado pela instituição; bem como, as aulas seguem um modelo tradicional (leitura, discussão e exercício), acrescentada de alguns recursos didáticos a mais, do que aqueles presentes em outras redes de ensino, e exemplo a escola pública.
Descrição: CASSIANO, L .V. A análise do currículo no ensino de Língua Portuguesa na escola privada. 2016. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11340
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leniraldo Varelo Cassiano.pdfLeniraldo Varelo Cassiano672.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.