Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11341
Título: A produção do espaço urbano: o centro de Duas Estradas e suas singularidades
Autor(es): Silva, Marcio Rodrigues da
Palavras-chave: Mutação econômica
Dinâmica do centro urbano
Paisagem urbana
Data do documento: 2016
Resumo: O intuito desta pesquisa é enriquecer os estudos acadêmicos referentes a pequenas cidades do estado da Paraíba, especificamente, o município de Duas Estradas. O objetivo central da pesquisa é entender as transformações que se processaram no Centro, ou seja, o centro de comércios e serviços da cidade. Para a realização do trabalho foi realizado levantamento bibliográfico na biblioteca da Universidade Estadual da Paraíba, leituras de obras que tratam da história da cidade. Optou-se pela pesquisa de cunho qualitativo, realização de entrevistas com moradores mais antigos da cidade. Além das entrevistas foram realizadas observações do cotidiano da população, da paisagem urbana, dos ritmos e da dinâmica urbana do Centro. Além do reconhecimento a pesquisa também estabelece uma análise da paisagem urbana comparando o passado e o presente, através desse procedimento visa-se compreender as dinâmicas que se estabelecem na área do centro de comércios e serviços da cidade ao longo de quase seis décadas. A cidade de Duas Estradas no presente possui dois centros comerciais um mais antigo e outro mais recente. Nossa intenção, assim, é compreender o porquê do surgimento de uma nova centralidade a partir da década de 1980 com o apoio do capital público e privado.
Descrição: SILVA, M. R. da. A produção do espaço urbano: o centro de Duas Estradas e suas singularidades. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11341
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcio Rodrigues da Silva.pdfMarcio Rodrigues da Silva728.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.