Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11342
Título: Literatura, política e jornalismo nos Oitocentos: uma análise sobre o paraibano Manoel Pedro Cardoso Vieira
Autor(es): Santos, Julio César Pereira dos
Palavras-chave: Cardoso Vieira
Homem negro livre
Século XIX
Biografia
Data do documento: 2016
Resumo: Neste trabalho analisamos a trajetória de Manoel Pedro Cardoso Vieira (1848-1880), um homem negro livre que integrou a elite do Oitocentos, na Província da Parahyba do Norte e no Brasil. Devemos perceber a importância, em aumentar a quantidade de estudos relacionados a população afrodescendente no estado da Paraíba, atrelando significado a vida desses personagens pouco conhecidos no meio acadêmico e desconhecidos ainda de grande parte da população local. O presente trabalho buscou traçar um breve panorama dos debates presentes no período, partindo da biografia de Cardoso Vieira, sabendo da sua participação em esferas diferentes da sociedade paraibana e brasileira do século XIX, dentre elas: política, jornalística e literária. Utilizaremos como fonte primária para realização dessa pesquisa, o livro feito pelo historiador Eduardo Martins (1979), intitulado: "Cardoso Vieira e o Bossuet da Jacoca: Nota de um perfil biográfico". Destacamos pôr fim, a construção da memória presente na sua imortalização na Academia Paraibana de Letras (APL) e na nomeação de ruas com o nome do mesmo.
Descrição: SANTOS, J. C. P. dos. Literatura, política e jornalismo nos Oitocentos: uma análise sobre o paraibano Manoel Pedro Cardoso Vieira. 2016. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11342
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Julio César Pereira dos Santos.pdfJulio César Pereira dos Santos2.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.