Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11346
Título: Caracterização social, econômica e ambiental do Assentamento Veneza, Pilões/PB
Autor(es): Santos, Fabiana França dos
Palavras-chave: Potencialidades naturais e culturais
Valorização
Desenvolvimento socioeconômico
Data do documento: 2016
Resumo: A Serra do Espinho é o nome dado às elevações situadas na vertente oriental do Planalto da Borborema, na área ocupada pelo município de Pilões/PB, em direção ao município de Cuitegi/PB. É formada, predominantemente, por material cristalino, com densa rede de drenagem que modela vales em ―V‖. Apesar de ser um ambiente ocupado por pequenas comunidades, de proporcionar a produção agrícola e pecuária, a manutenção da fauna e da flora, aliada a um forte potencial turístico, essa área possui muitas limitações e instabilidades devido ao relevo acentuado e impermeabilidade de seus solos, que se intensifica com a ação humana sobre a área e proporciona constantes deslizamentos. Nesse contexto, realizou-se um estudo no assentamento Veneza, para a caracterização social econômica e ambiental, contribuir para o crescimento econômico e social desse assentamento, em busca de se tornar possível o conhecimento sobre esses aspectos. Assim, a pesquisa teve como metas expor suas potencialidades naturais, econômicas e sociais; levar os conhecimentos adquiridos para o assentamento local e visitantes no sentido da valorização ambiental, econômica e social desse espaço. Os métodos utilizados na pesquisa seguiram os pressupostos escritos por Ab‘Sáber (1969) e Tricart (1977), tendo a Teoria Geral Dos Sistemas como base para um estudo integrado do meio ambiente. Os estudos foram divididos em etapas de gabinete, com pesquisas preliminares de revisão de literatura e preparação das fichas de campo; na área da pesquisa foram coletadas todas as informações necessárias para confirmar a verdade terrestre e atualização de dados tais como levantamento geológico-geomorfológico, estudos hidro-climatológicos, solos e biodiversidade, uso e ocupação do solo no Assentamento Veneza; em laboratório foram elaboradas as análises de solos. O Assentamento apresenta índice pluviométrico com média de 1200 mm e os solos geralmente são rasos nas encostas e profundos nas várzeas. A amostra de perfil de solo analisado no Assentamento Veneza é um ARGISSOLO VERMELHO-AMARELO Distrófico arênico abrúptico rico em matéria orgânica. As espécies com maior incidência em representação da flora no levantamento florístico são o Inga vera subsp. affinis (DC.) T.D. Penn. da família Fabaceae com 25 indivíduos e Guazuma ulmifolia Lam. com 11 indivíduos da família Malvaceae. Pretende-se contribuir para um processo de valorização dos recursos naturais, na busca do desenvolvimento socioeconômico local e na manutenção dos ecossistemas locais tendo em vista a particularidade dessa região.
Descrição: SANTOS, F. F. dos. Caracterização social, econômica e ambiental do Assentamento Veneza, Pilões/PB. 2016. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11346
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabiana França dos Santos.pdfFabiana França dos Santos2.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.