Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11350
Título: Um breve histórico da luta dos camponeses brasileiros ao longo dos séculos XX e XXI
Autor(es): Aguiar, Juarez Pereira de
Palavras-chave: Ligas Camponesas
Pernambuco
Camponeses
Data do documento: 2016
Resumo: Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo fazer uma análise das ligas camponesas que fizeram parte da luta constante por uma reforma agrária entre os grandes latifúndios pertencentes aos senhores de terra e trabalhadores do campo. Tendo uma visão geral das ligas camponesas que foi um movimento do meio rural,considerada como umas das lutas mais importantes da ditadura militar de 1964, imposta no Brasil. As ligas camponesastiveram início por volta de 1930 com uma grande influencia do (PCB) Partido comunista do Brasil, comatuação no século XX nas cidades de Paracatu (PR) em 1950-51 e em Formoso(GO) 1953-54,mas devido seus pequenos isolamentos, não tiveram força suficiente para se espalhar nacionalmente. Deforma que em 1954 no engenho Galiléia,no município de Vitória de Santo Antão,em Pernambuco.Estes embates obtiveram grande notoriedade no cenário brasileiro e que também foram criados a (SAPPP)Sociedade Agrícola e Pecuária de Plantadores de Pernambuco,que só tinha o objetivo assistencial,foram elas: assistência funerária,médicas,jurídica,educacional e de levantar fundos paraajudar os camponeses a livrar-se da dominação de seus fazendeiros.
Descrição: AGUIAR, J. P. de. Um breve histórico da luta dos camponeses brasileiros ao longo dos séculos XX e XXI. 2016. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11350
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juarez Pereira de Aguiar.pdfJuarez Pereira de Aguiar412.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.