Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11360
Título: Entre o personagem e a realidade: uma análise da obra Memórias Póstumas de Brás Cubas
Autor(es): Oliveira, Gicele da Silva
Palavras-chave: Realismo
Sociedade
Crítica
Machado de Assis
Data do documento: 2016
Resumo: O tema que este artigo aborda é entre o personagem e realidade de Memórias Póstumas de Brás Cubas (1998). Este artigo teve como objetivo geral abordar os aspectos socioculturais entre o personagem e a realidade na obra de Machado de Assis. A metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica. Os resultados deste estudo evidenciam que a obra, acima do seu valor autobiográfico sugere que a identidade revolucionária está definida para níveis impessoais: o inconsciente e da sociedade. A partir da análise empreendida se verificou que a obra de Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas trata-se de uma leitura sutil e arguta da sociedade brasileira do século XIX. Este estudo conclui que a tecedura crítica da obra machadiana em Memórias Póstumas, inaugura a estética realista e traz uma inovação, pois, através de seu romance apresentado a partir de um defunto-narrador, observa-se que a postura deste escritor é a de um crítico de seu tempo.
Descrição: OLIVEIRA, G. da S. Entre o personagem e a realidade: uma análise da obra Memórias Póstumas de Brás Cubas. 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11360
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gicele da Silva Oliveira.pdfGicele da Silva Oliveira606.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.