Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11369
Título: A violência urbana: uma análise dialógica de sentido
Autor(es): Barbosa, Miqueilha Jully
Palavras-chave: Teoria Dialógica da linguagem
Sentido
Violência urbana
Data do documento: 2016
Resumo: Este trabalho investiga, em charges, a construção dialógica de sentidos da violência urbana. Para tanto, foi estabelecida a problemática de averiguar: como, no cenário social, acontece os atos de violência? Como as formas de violência são enunciadas nas charges? E que sentidos são construídos dialogicamente? Assim, o objetivo desta pesquisa cumpre investigar, pelo vislumbre da Teoria Dialógica da Linguagem, a construção de sentidos estabelecidos nas charges. Como suporte epistemológico foi usado o aporte teórico-metodológico dos estudos preconizados por Bakhtin e o Circulo, principalmente aqueles estabelecidos por Voloshinov ([2005]); Bakhtin (2011); e Bakhtin/Volochínov (2014). Como procedimentos metodológicos, foi feita uma pesquisa de base qualitativo-interpretativista, que serviu de base para orientar a investigação, bem como para orientar os procedimentos de análise do corpus,constituído por quatro (04) charges, retiradas do site (Charge na rua) do autor paraibano Régis Soares. Como resultado, foi constatado que: (1) os atos de violência, como fatos sociais, acontecem através da força coercitiva da realidade que representa uma sociedade construída por um desnivelamento entre as diversas classes sociais; (2) A partir desses fatos sociais, foi compreendido que, pelos diversos ângulos observacionais do autor das charges, pode ser visto enunciações constituídas de tons de sarcasmo e jocosidade quanto aos fatos da violência urbana; e (3) o autor (o chargista), constitui-se como um sujeito avaliador que, a partir do seu construto discursivo (construído pelo complexo de fatos sociais), enuncia, ironicamente, sobre fenômenos sociais formados por uma complexidade de valorações.
Descrição: BARBOSA, M. J. A violência urbana: uma análise dialógica de sentido. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11369
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Miqueilha Jully Barbosa.pdfMiqueilha Jully Barbosa1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.