Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11370
Título: Entre obstinação e subalternidade: uma leitura do feminino nas 'Letras Escarlates' de Nathaniel Hawthorne e Roland Joffé
Autor(es): Silva, Caliny Muniz de Lima
Palavras-chave: Obstinação
Subalternidade
Letra Escarlate
Romance
Data do documento: 2016
Resumo: Esse trabalho analisa a obstinação e a subalternidade através da representação da personagem feminina no romance A Letra Escarlate de Nathaniel Hawthorne (2010) e em uma de suas adaptações fílmicas, especificamente a de Roland Joffé (1995). Através da perspectiva dos estudos comparados, analisaremos a força de Hester Prynne como marca representativa para a denominação de primeira heroína americana, bem como as divergências e convergências entre romance e filme. Com A Letra Escarlate, Hawthorne criava uma história fictícia que até hoje tem permeado a mente dos americanos como uma luta entre o indivíduo e a sociedade, entre o amor, a hipocrisia e a lealdade. Muitos acreditam que Hawthorne criou um tipo de paradoxo em forma de narrativa, dramatizando as reinvindicações do indivíduo para com a sociedade e as imposições da mesma para com o indivíduo, tornando a obra (ou romance na definição de Hawthorne) um clássico da literatura mundial, presente na cultura de massa nos mais distintos tipos de alusões, referências e releituras. Para o corrente estudo, utilizamos como aportes teóricos, estudos de Kathryn VanSpanckeren (1994), Bourdieu (2002), Spivak (2010), Antonio Candido (2011), Stam (2006), Lawrence (2012), Cunha (2007) e outros.
Descrição: SILVA, C. M. de L. Entre obstinação e subalternidade: uma leitura do feminino nas 'Letras Escarlates' de Nathaniel Hawthorne e Roland Joffé. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11370
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Caliny Muniz de Lima Silva.pdfCaliny Muniz de Lima Silva1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.