Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11374
Título: Existe direito, respeito e igualdade para a criança negra no Brasil?
Autor(es): Silva, Josenilda Ramos Carvalho da
Palavras-chave: Crianças negras
Direitos das crianças
Literatura infantil
Data do documento: 2016
Resumo: Este artigo apresentado como trabalho de conclusão de curso foi motivado por observações desenvolvidas a partir das vivências de anos em sala aula. O objetivo é refletir sobre como a criança negra tem sofrido tratamento desumano no decorrer da história brasileira e como vem ocorrendo mudanças, a exemplo da literatura infantil. Este trabalho baseiou-se no apoio teórico da obra de Mary del Priore, 1998 e 1999 e outros. A análise bibliográfica possibilitou de maneira geral, a observar que a produção de obras cujas personagens são crianças negras se intensificou após a Constituição de 1988 e a Lei 10.639/2003. Dessa forma, fica ressaltado que as minorias passam a ter mais espaço; mas, o respeito às diferenças ainda precisa ocorrer efetivamente nas relações sociais, especialmente na escola, para que o negro realmente seja valorizado.
Descrição: SILVA, J. R. C. da. Existe direito, respeito e igualdade para a criança negra no Brasil?. 2016. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11374
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josenilda Ramos Carvalho da Silva.pdfJosenilda Ramos Carvalho da Silva322.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.