Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11377
Título: A representação da etnia negra na obra O menino marrom
Autor(es): Rodrigues, Leiliany de Melo
Palavras-chave: Literatura Infantil
Personagem Negro
Relações Etnicoraciais
Data do documento: 2016
Resumo: Este artigo apresenta uma discussão acerca da representação da etnia negra na literatura infantil através de uma leitura da obra objeto de estudo O Menino Marrom, de Ziraldo Alves Pinto, publicada em 1986. O objetivamos analisar a representação da personagem negra, de acordo com os parâmetros da literatura infantil que atualmente rompem estereótipos socialmente aceitos. Desta discussão compreenderemos que O Menino Marrom converge para o caminho que estabelece ao negro um papel/espaço que não necessariamente está marcado pelo legado negativo da escravidão, pois apresenta o personagem negro em situações do cotidiano. Através desta leitura, perceberemos que o uso de obras literárias na condição de recursos paradidáticos, com a temática etnicorracial, na escola, a exemplo da obra analisada, pode contribuir efetivamente com a afirmação da identidade do/a aluno/a negro/a, rompendo com ideologias fundamentadas em desigualdades etnicorraciais. Em função dessa discussão, tem-se, pois, um estudo de caráter bibliográfico, com embasamento teórico nos estudos de autores como), Paiva (2008), Bettelheim (1980), Zilá Bernd (1988), Brasil (1997), Candido (1972), dentre outros que contribuíram para a fundamentação desse trabalho.
Descrição: RODRIGUES, L. de M. A representação da etnia negra na obra O menino marrom. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11377
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leiliany de Melo Rodrigues.pdfLeiliany de Melo Rodrigues443.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.