Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11380
Título: O estágio supervisionado de Língua Portuguesa e o subprojeto de Língua Portuguesa (PIBID/CH/UEPB): as contribuições para o licenciado de Letras
Autor(es): Silva, Valdeci João da
Palavras-chave: Língua portuguesa - ensino
Estágio supervisionado
PIBID
Data do documento: 2016
Resumo: Tendo em vista as dificuldades pelas quais passam o magistério nacional e as licenciaturas, o presente trabalho objetiva analisar as contribuições que o Estágio Supervisionado de Letras e o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência trazem para a formação do licenciando em Letras da Universidade Estadual da Paraíba. A questão central que direcionou este artigo foi: que contribuições o Estágio e o Pibid trouxeram para a formação do licenciando em Letras? O estudo se deu através do relato da participação do autor, nos dois momentos de vivência pedagógica – aluno de estágio e bolsista PIBID. O estágio e as atividades do PIBID foram realizados durante três anos, em uma escola pública de Ensino Fundamental e Médio, na cidade de Guarabira/PB. Para fundamentar essas vivências utilizou-se o seguinte referencial teórico: sobre estágio, Pimenta e Lima (2010), sobre linguagem, Bakhtin (2006) e Travaglia (2000) e sobre Língua Portuguesa Antunes (2009), Geraldi (1996). A metodologia, qualitativa, bibliográfico/documental, consistiu da descrição, leitura e análise de fragmentos de atividades realizadas no Estágio e no PIBID (relatório/artigos) sobre as participações do autor nos dois programas. Os resultados apontaram que entre o estágio e o PIBID, há uma diferença fundamental: disponibilidade de tempo e de atividades para constituir um possível professor (a) já ciente da responsabilidade de gerir uma sala de aula. Diferença que conta a favor do PIBID, mais estruturado do ponto de vista temporal/espacial. No entanto, ambas são contribuições importantes para a formação do licenciando.
Descrição: SILVA, V. J. da. O estágio supervisionado de Língua Portuguesa e o subprojeto de Língua Portuguesa (PIBID/CH/UEPB): as contribuições para o licenciado de Letras. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11380
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valdeci João da Silva.pdfValdeci João da Silva580.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.