Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11397
Título: O território do programa Bolsa Família em vias políticas e sociais: um estudo de caso do Município de Logradouro/PB entre os anos de 2005 a 2015
Autor(es): Vieira da Costa Silva, Lenilma
Palavras-chave: Programas sociais
Pobreza
Território
Programa Bolsa Família
Data do documento: 2016
Resumo: A pesquisa buscou analisar o Programa Bolsa Família (PBF), como um estudo de caso do Município de Logradouro/PB entre os anos de 2005 a 2015. Essa escolha se deu em função da experiência pessoal da pesquisadora, enquanto servidora pública municipal e acompanhante direta do PBF, tendo acesso ao banco de dados, aos beneficiados e ao funcionamento do programa, atendimento destinado as comunidades tanto rurais quanto urbanas. Os objetivos específicos traçados deram conta de: Identificar o funcionamento do PBF na esfera municipal a partir da Secretaria de Assistência Social; estudar a concepção de pobreza, extrema pobreza e de fome; diagnosticar os territórios criados por esta política pública na esfera do município estudado e verificar as benfeitorias e os percalços existentes do PBF, relacionando com os fatos históricos do Brasil. A base teórica e metodológica do estudo foi ancorada em documentos oficiais do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS/Logradouro); Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); além de autores que abordam a questão territorial, cidadania, PBF, fome e pobreza, políticas públicas, como Souza (2000), Santos (1994, 2000, 2001, 2007), Castro (2007), Gohn (2011), Carvalho (2008), Carniello (2016), Raffestin (1993) Mariano Neto (2006), entre outros. O método de pesquisa consistiu na observação para análise social do PBF, de maneira qualitativa, quantitativa e através de entrevistas. A pesquisa apresentou dados relacionados à pobreza do município, relatando a importância deste programa de transferência de renda, para cidades de pequeno porte como Logradouro, bem como para a toda população brasileira que faz uso desses recursos federais atribuídos a população carente. Em linhas gerais concluiu-se que o PBF modificou as condições de vida das famílias beneficiadas, dando uma maior segurança alimentar, além de estimular seus filhos a escolarização.
Descrição: SILVA, L. V. da C. O território do programa Bolsa Família em vias políticas e sociais: um estudo de caso do Município de Logradouro/PB entre os anos de 2005 a 2015. 2016. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11397
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lenilma Vieira da Costa Silva.pdfLenilma Vieira da Costa Silva687.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.