Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11402
Título: Leitura e ensino: perspectivas teóricas para a educação básica
Autor(es): Barbosa, Maria Perpétua do Socorro Silva Santos
Palavras-chave: Leitura
Ensino
Currículo
Data do documento: 2016
Resumo: O presente texto reflete o ensino da leitura na educação básica por meio de uma revisão bibliográfica sobre a temática em destaque. Para tanto, objetivamos: problematizar o que é a leitura como prática social; pensar sobre o ensino da leitura; e, prognosticar perspectivas teóricas para contribuir com o ensino da leitura na educação básica. Com base nos objetivos específicos, propomos diálogos com alguns teóricos, tais como Antunes (2003), Kleiman (1995), Lajolo (2004), dentre outros, bem como nos dispusemos a realizar uma pesquisa documental com vistas a perceber como o ensino da leitura é abordado nas políticas de currículo para a educação básica no Brasil. Nessa direção, operamos na defesa de que o ensino da leitura precisa ser problematizado no seio da escola, uma vez que em muitas situações conferimos uma importância da leitura apenas nos discursos docentes, enquanto que os desafios postos na prática inviabilizam um ensino da leitura de modo satisfatório. Com base nesse cenário contextual, concluímos que o ensino da leitura na educação básica é permeado por tentativas falhas, em alguns casos engessadas pelas avaliações externas em larga escala e não propiciam a formação emancipadora do educando. Portanto, revisar a literatura pedagógica na tentativa de traçar caminhos para a superação dessas dificuldades é basilar para que consigamos propor um ensino da leitura como exercício para a reflexão do social e sua transformação.
Descrição: BARBOSA, M. P. do S. S. S. Leitura e ensino: perspectivas teóricas para a educação básica. 2016. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11402
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Perpétua do Socorro Silva Santos Barbosa.pdfMaria Perpétua do Socorro Silva Santos Barbosa267.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.