Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11403
Título: Processo de degradação da mata ciliar no Rio Mundaú, Alagoa Grande/PB
Autor(es): Guilherme, Josinalva Maria Fernandes
Palavras-chave: Rio Mundaú
Mata ciliar
Cana de açúcar
Data do documento: 2016
Resumo: A água tem sido um objeto de intensas discussões, seja, para a conservação ambiental, para o seu uso no consumo humano ou para a irrigação da agricultura, porém, este recurso é alvo da poluição e do uso indiscriminado. Outro fato, em relação água é o desmatamento das matas ciliares dos rios, essas que são de importância para a preservação e qualidade ambiental. O objetivo deste trabalho é discutir o processo de degradação da Mata Ciliar do Rio Mundaú – Alagoa Grande/PB, por ser uma localidade que apresentava uma área de Mata Ciliar exuberante, hoje se percebe a crescente degradação do ambiente principalmente por causa da cultura canavieira que se encontra em suas margens. Para o desenvolvimento do presente trabalho foi utilizado levantamento bibliográfico e observações de campo. Enquanto resultado observou-se que a degradação do Rio Mundaú, ocorre em decorrência da falta da Mata Ciliar, dando espaço a agricultura canavieira, que possibilita a ocorrência da erosão e do escoamento superficial da água. É necessário que, a relação sociedade/natureza se mantenha em equilíbrio, que o homem seja consciente do dever de preservar o ambiente mantendo o equilíbrio do ecossistema.
Descrição: GUILHERME, J. M. F. Processo de degradação da mata ciliar no Rio Mundaú, Alagoa Grande/PB. 2016. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11403
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josinalva Maria Fernandes Guilherme.pdfJosinalva Maria Fernandes Guilherme625.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.