Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11407
Título: Degradação ambiental no perímetro urbano do Rio Araçagi/PB, afluente da Bacia Hidrográfica do Mamanguape
Autor(es): Leite, Analine da Silva
Palavras-chave: Rio
Degradação ambiental
Araçagi/PB
Data do documento: 2016
Resumo: O crescimento urbano desordenado nas cidades tende à alterar o meio ambiente e os recursos hídricos com o despejo de esgotos cloacais e pluviais. Desse modo, os rios passam a ser utilizados como corpos que recebem efluentes e ainda, o lixo que, de modo inadequado, é depositado nas suas margens e leito. Diante dessa problemática, foi desenvolvido um estudo preliminar no rio Araçagi/PB, para analisar os principais problemas ambientais encontrados nesse recurso hídrico, entre o trecho da Rua Felipe Rodrigues e a Rua Professora Maria do Carmo, área central de Araçagi. Baseado em referencial teórico atualizado, partiu-se para as pesquisas de campo, que se iniciaram com o reconhecimento da área de estudo, ou seja, em uma observação ativa e participante, através da aplicação de questionários semi-estruturados em 26 das 56 residências para população ribeirinha. Os resultados preliminares indicam que o rio Araçagi/PB apresenta sérios problemas que afetam o meio ambiente, principalmente no trecho urbano da cidade de Araçagi, onde é possível observar o assoreamento, desmatamento da mata ciliar, a ocupação irregular no leito menor do rio, o pisoteio de animas, a poluição hídrica e a disposição inadequada de resíduos sólidos, com registros de sérios problemas de saúde nos ribeirinhos. Deste modo, para minimizar esse quadro, faz-se necessária uma parceria entre o poder público municipal e a população Araçagiense na realização de campanhas socioeducativas em alguns setores do município, melhorias de saneamento básico, revitalização do rio Araçagi, reflorestamento e recuperação da mata ciliar. É preciso inserir a Educação Ambiental como componente multidisciplinar nas escolas, que a gestão municipal implante o tratamento de esgotos e canalização do saneamento básico, criando mecanismos para coibir o lançamento de resíduos sólidos sobre o rio Araçagi.
Descrição: LEITE, A. da S. Degradação ambiental no perímetro urbano do Rio Araçagi/PB, afluente da Bacia Hidrográfica do Mamanguape. 2016. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11407
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Analine da Silva Leite.pdf1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.