Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1141
Título: Condomínios residenciais e sua influência na dinâmica socioeconômica de Bananeiras – PB
Autor(es): Ramiro, Maria Roméria Rocha
Palavras-chave: Urbanização
Segregação espacial
Condomínio residencial
Data do documento: 19-Jul-2013
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as possíveis influências que os condomínios residenciais e de lazer vêm trazendo para o desenvolvimento socioeconômico da cidade de Bananeiras/PB, uma cidade pequena do brejo paraibano. Também procura investigar o grau de (in)satisfação dos condôminos desse novo tipo de moradia. Para melhor compreensão do assunto e levantamento de dados foram realizados diversos trabalhos de campo com finalidades distintas, como: observações sistemáticas com levantamento fotográfico, aplicação de questionários para comerciantes e condôminos do condomínio Caminhos da Serra. Tudo isto entre março de 2010 e novembro de 2011. Essa pesquisa foi muito importante para verificar as transformações que a cidade vem passando em sua economia com a instalação dos empreendimentos imobiliários. Foi feito também uma pesquisa bibliográfica com alguns autores que abordam a problemática de habitação no Brasil, urbanização, cidade, segregação espacial, história de Bananeiras dentre outros conteúdos, pesquisa esta que antecedeu o trabalho de campo e continuou concomitantemente a este. Portanto, através das observações alicerçadas no referencial teórico, somadas às informações fornecidas por comerciantes e condôminos, temos um levantamento da influência dos condomínios residenciais na dinâmica socioeconômica da cidade de Bananeiras.
Descrição: RAMIRO, M. R. R. Condomínios residenciais e sua influência na dinâmica socioeconômica de Bananeiras – PB. 2012. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1141
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Roméria Rocha Ramiro.pdfMaria Roméria Rocha Ramiro2.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.