Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11414
Título: Igreja Nossa Senhora da Conceição Patrimônio Histórico de Belém-PB
Autor(es): Martins, José Mario Amarante
Palavras-chave: História
Arquitetura
Religião
Patrimônio
Data do documento: 2016
Resumo: Para a realização do presente artigo, a cerca da Igreja Nossa Senhora da Conceição, utilizamos a história oral como principal fonte histórica, este trabalho é uma tentativa de documentar a história do patrimônio cultural (a Igreja da Conceição), elucidando sua relação com desenvolvimento da cidade evitando que a história de sua origem e consequentemente da origem do município de Belém sejam esquecidas. Trabalhamos com as fontes orais e a importância de documentar o patrimônio apoiados em Alistair Thomson, Phelippe Joutard, Paul Thompsom. Escolheu-se um recorte temporal, entre os anos de 1871, data da doação das terras do povoado para a Igreja e o ano de 1989, ano da construção de uma nova igreja (Sagrada Família) onde acontece uma descentralização das atividades religiosas na Igreja da Conceição. Traçaremos um pequeno histórico da Igreja; como foi o processo de sua construção e os principais agentes envolvidos no erguimento do templo. Esse artigo é ainda um dos primeiros trabalhos a fazer um estudo mais detalhado sobre a arquitetura da Igreja, analisando elementos que a caracterizam como estilo artístico Neoclássico; para isso nos apoiaremos na obra História da Arte de Graça Proença. Por fim, demonstrara que o que faz com que esse templo seja considerado um patrimônio histórico e cultural, vai além de sua estrutura física e de sua arquitetura rebuscada; nesse aspecto frisamos a contribuição de Natália Brayner, Abreu e Chagas (2009)
Descrição: MARTINS, J. M. A. Igreja Nossa Senhora da Conceição Patrimônio Histórico de Belém-PB. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11414
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Mario Amarante Martins.PDFJosé Mario Amarante Martins4.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.