Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11417
Título: Rio Tinto: tecendo outras histórias
Autor(es): Oliveira, Juliana Helena Ribeiro de
Palavras-chave: Rio Tinto - Paraíba
Companhia de Tecidos
História da Paraíba
Data do documento: 2016
Resumo: A História do Brasil é calcada desde o período colonial, seguindo pelo Império e perpassando as duas repúblicas pela presença cotidiana de famílias com poderes simbólicos e de mecanismos de controle nas regiões em que vivam. Dentre tais, destacamos a família Lundgren. Tais famílias traziam uma tradição social intrínseca relacionada às diversas nacionalidades que se fortaleceram na história em nosso país. Podemos identificar também a presença de inúmeros povoados fundados a partir da presença de famílias dotadas de posses, e ao se expandirem com o passar do tempo, tornaram-se vilas e, a posteriori, cidades. É certo também que várias histórias desses povoamentos, possivelmente não foram preservadas, tendo em vista que as histórias ao longo do processo de povoamento, perderam-se no tempo, devido a falta de critérios que norteassem os fatos e/ou registros desenvolvidos ao longo do processo histórico, todavia, os aspectos pertencentes à memória de muitas pessoas, possibilitaram a construção da narrativa direcionada à história. Este artigo tem como objetivo despertar a necessidade de compreender como se deu o processo de colonização da cidade de Rio Tinto, perpassando desde o seu apogeu socioeconômico até o seu declínio comercial. A partir desse delineamento, pretendemos entender dessa cidade no processo histórico do Brasil, haja vista que ela possuía o maior parque têxtil do Brasil durante a segunda década do século XX. Por isso, utilizamos em nosso trabalho autores como João Batista Fernandes (2000), Raul de Goes (1964) dentre outros autores.
Descrição: OLIVEIRA, J. H. R. de. Rio Tinto: tecendo outras histórias. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11417
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Helena Ribeiro de Oliveira.pdfJuliana Helena Ribeiro de Oliveira699.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.