Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11426
Título: Os valores familiares analisados na obra O Primo Basílio
Autor(es): Lima, Clarissa de Assis
Palavras-chave: Valores familiares
Literatura portuguesa
Valores sociais
Data do documento: 2013
Resumo: Com o advento da modernidade muitos conceitos caíram em desuso e muitos costumes se tornaram obsoletos. Entretanto, existem células sociais que resistem desde os primórdios, ignorando o passar dos tempos. A família é uma instituição social a qual se forma por laços de parentesco, sangue ou aliança enfim, é uma das instituições que sobreviveram à passagem dos anos. Abordar as concepções de família, em diversas épocas e acompanhar o desenvolvimento dos valores familiares em uma obra literária consagrada há décadas, visualizar o prisma social familiar é o objetivo deste estudo. Para isso, tomamos como corpus o romance de Eça de Queiróz, O Primo Basílio. Esse livro é um romance de tese, de influência do meio sobre os personagens, que põe em destaque da célula familiar o casamento. Na reaçãodos personagensprincipais, comprovamos asmudanças de valores sociais, principalmente dos que remetem à família e aos costumes. Também, destacamos Eça de Queirós e sua inserção no Realismo no momento histórico-literário.
Descrição: LIMA, C. de A. Os valores familiares analisados na obra O Primo Basílio. 2013. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11426
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Clarissa de Assis Lima.pdfClarissa de Assis Lima513.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.