Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1142
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Wandson do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2013-07-19T15:04:03Z | - |
dc.date.available | 2013-07-19T15:04:03Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1142 | - |
dc.description | SILVA, W. do. N. Uma abordagem sobre a vivência de estágio no Centro Educacional Osmar de Aquino – Guarabira – PB. 2012. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | O estágio supervisionado requisito obrigatório nos cursos de Licenciatura, é de fundamental importância, por estar inserido no contexto da formação de professores, especialmente por ser nesse momento em que os alunos estagiários podem fazer a ligação entre a teoria e a prática, através de suas atividades desenvolvidas no ambiente escolar, possibilitando uma maior aproximação com alunos e professores. Desse modo o presente trabalho aborda em sua gênese, os resultados das experiências praticadas e vivenciadas no estágio supervisionado II, em especial nas turmas de 1º e 2º anos do ensino médio profissionalizante (Magistério), noturno, no Centro Educacional Osmar de Aquino, localizado no município de Guarabira – PB. Tendo como embasamento teórico alguns autores, dos quais podem ser citados LIBANÊO (2008), PONTUSCHKA (2009), SCANDELAI (2010), CALLAI (2003). Durante a realização do estágio algumas questões foram enfatizadas, para se obter uma melhor compreensão do espaço escolar. Primeiramente foi necessário fazer um levantamento sobre a estrutura física, administrativa e pedagógica da instituição. Depois, aconteceram as observações em salas de aulas para conhecer o campo de estágio. Em seguida houve o planejamento das aulas junto ao professor regente e posteriormente as regências. Momentos esses, de suma importância para se compreender a realidade do ensino em nossas escolas, e em especial como estão sendo empregadas as metodologias em sala de aula, e assim propor que fosse inserido dentro dos planejamentos de aulas, novos recursos didáticos e tecnológicos que torna-se as aulas mais dinâmicas, incentivando uma maior participação dos alunos e tendo como resultados uma melhor assimilação dos conteúdos e efetivamente um processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Cléoma Maria Toscano Henrique | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Geografia - ensino | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | Uma abordagem sobre a vivência de estágio no Centro Educacional Osmar de Aquino – Guarabira – PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Wandson do Nascimento Silva.pdf | Wandson do Nascimento Silva | 615.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.