Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1142
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Wandson do Nascimento-
dc.date.accessioned2013-07-19T15:04:03Z-
dc.date.available2013-07-19T15:04:03Z-
dc.date.issued2013-07-19-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1142-
dc.descriptionSILVA, W. do. N. Uma abordagem sobre a vivência de estágio no Centro Educacional Osmar de Aquino – Guarabira – PB. 2012. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.pt_BR
dc.description.abstractO estágio supervisionado requisito obrigatório nos cursos de Licenciatura, é de fundamental importância, por estar inserido no contexto da formação de professores, especialmente por ser nesse momento em que os alunos estagiários podem fazer a ligação entre a teoria e a prática, através de suas atividades desenvolvidas no ambiente escolar, possibilitando uma maior aproximação com alunos e professores. Desse modo o presente trabalho aborda em sua gênese, os resultados das experiências praticadas e vivenciadas no estágio supervisionado II, em especial nas turmas de 1º e 2º anos do ensino médio profissionalizante (Magistério), noturno, no Centro Educacional Osmar de Aquino, localizado no município de Guarabira – PB. Tendo como embasamento teórico alguns autores, dos quais podem ser citados LIBANÊO (2008), PONTUSCHKA (2009), SCANDELAI (2010), CALLAI (2003). Durante a realização do estágio algumas questões foram enfatizadas, para se obter uma melhor compreensão do espaço escolar. Primeiramente foi necessário fazer um levantamento sobre a estrutura física, administrativa e pedagógica da instituição. Depois, aconteceram as observações em salas de aulas para conhecer o campo de estágio. Em seguida houve o planejamento das aulas junto ao professor regente e posteriormente as regências. Momentos esses, de suma importância para se compreender a realidade do ensino em nossas escolas, e em especial como estão sendo empregadas as metodologias em sala de aula, e assim propor que fosse inserido dentro dos planejamentos de aulas, novos recursos didáticos e tecnológicos que torna-se as aulas mais dinâmicas, incentivando uma maior participação dos alunos e tendo como resultados uma melhor assimilação dos conteúdos e efetivamente um processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Cléoma Maria Toscano Henriquept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectGeografia - ensinopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleUma abordagem sobre a vivência de estágio no Centro Educacional Osmar de Aquino – Guarabira – PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wandson do Nascimento Silva.pdfWandson do Nascimento Silva615.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.