Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11433
Título: O léxico das rezadeiras em cidades da Paraíba: um estudo léxico-semântico
Autor(es): Cabral, Juliana da Silva
Palavras-chave: Léxico
Rezadeiras
Aspectos Léxico-semânticos
Data do documento: 2016
Resumo: As Rezadeiras representam um inestimável patrimônio cultural do nosso estado e são considerados verdadeiros celeiros de saberes populares, e consequentemente arquivos vivos de aspectos linguísticos que representam a língua portuguesa falada na Paraíba, dando-lhe uma feição particular, fato que sempre despertou em nós o desejo de ampliar nossos conhecimentos nessa área. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo analisar as particularidades lexical e léxico-semânticas compreendidas como evidências do contato com o sociocultural desse grupo. Utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa de campo com a coleta de 24 entrevistas individuais orientadas sobre a luz dos estudos do léxico e uma pesquisa bibliográfica. Para embasar este trabalho, tomamos como referencial teórico Biderman (2001), Isquerdo (1996) e Finato (2001), Villela (1979) dentre outros. Ao final, apresentamos um pequeno glossário do que consideramos relevante do universo sociocultural das entrevistadas. Acreditamos que os dados de natureza léxico-semânticos resultantes de nosso estudo contribuirão para uma melhor compreensão desse universo das rezadeiras e suas práticas.
Descrição: CABRAL, J. da S. O léxico das rezadeiras em cidades da Paraíba: um estudo léxico-semântico. 2016. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11433
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana da Silva Cabral.pdfJuliana da Silva Cabral2.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.