Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11435
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Willame Silva de-
dc.date.accessioned2016-09-27T17:56:43Z-
dc.date.available2016-09-27T17:56:43Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.otherCDD 410-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11435-
dc.descriptionANDRADE, W. S. de. O ensino de língua portuguesa: discussões e perspectivas. 2016. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem o propósito de discutir o ensino de Língua Portuguesa e perceber, a partir de depoimentos de alunos e professores, questões relacionadas ao aprendizado de língua, como: interesse pela disciplina por parte dos alunos, práticas pedagógicas utilizadas pelos professores, criação de ambiente interacional de aprendizado, inserção dos gêneros textuais para prática de leitura e produção escrita, entre outros assuntos. Como base teórica, fundamentamo-nos nas teorias bakhtinianas e em teóricos que discutem a questão da linguagem e de seu ensino, como Faraco (2008), Geraldi (1991), Lopes-Rossi (2011), Antunes (2009), entre outros, além de debruçarmo-nos sobre as orientações dadas pelos PCNs, contrapondo-as com as práticas pesquisadas. Com relação aos dados metodológicos, podemos dizer que essa foi uma pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo, que se realizou de forma bibliográfica e campal. Foram pesquisadas duas escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Soares de Oliveira, onde entrevistamos um professor e onze alunos; e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severino Félix de Brito, onde entrevistamos dois professores e quatro alunos. Ambas escolas são localizadas no município de Itapororoca-PB. Através da pesquisa, percebemos, dentre outras coisas, que os alunos percebem a importância da disciplina de Língua Portuguesa como um fator que modifica sua realidade, uma vez que o auxilia a posicionar-se adequadamente em situações comunicativas diferenciadas e que os professores, embora esforcem-se em adequar suas práticas às novas demandas solicitadas para o ensino de LP, ainda encontram dificuldades em trabalhar as questões da língua a partir de perspectivas mais interacionistas e menos tradicionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Fernanda Barboza de Limapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleO ensino de língua portuguesa: discussões e perspectivaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Willame Silva de Andrade.pdfWillame Silva de Andrade795.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.