Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11435
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrade, Willame Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-27T17:56:43Z | - |
dc.date.available | 2016-09-27T17:56:43Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.other | CDD 410 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11435 | - |
dc.description | ANDRADE, W. S. de. O ensino de língua portuguesa: discussões e perspectivas. 2016. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem o propósito de discutir o ensino de Língua Portuguesa e perceber, a partir de depoimentos de alunos e professores, questões relacionadas ao aprendizado de língua, como: interesse pela disciplina por parte dos alunos, práticas pedagógicas utilizadas pelos professores, criação de ambiente interacional de aprendizado, inserção dos gêneros textuais para prática de leitura e produção escrita, entre outros assuntos. Como base teórica, fundamentamo-nos nas teorias bakhtinianas e em teóricos que discutem a questão da linguagem e de seu ensino, como Faraco (2008), Geraldi (1991), Lopes-Rossi (2011), Antunes (2009), entre outros, além de debruçarmo-nos sobre as orientações dadas pelos PCNs, contrapondo-as com as práticas pesquisadas. Com relação aos dados metodológicos, podemos dizer que essa foi uma pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo, que se realizou de forma bibliográfica e campal. Foram pesquisadas duas escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel Soares de Oliveira, onde entrevistamos um professor e onze alunos; e a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severino Félix de Brito, onde entrevistamos dois professores e quatro alunos. Ambas escolas são localizadas no município de Itapororoca-PB. Através da pesquisa, percebemos, dentre outras coisas, que os alunos percebem a importância da disciplina de Língua Portuguesa como um fator que modifica sua realidade, uma vez que o auxilia a posicionar-se adequadamente em situações comunicativas diferenciadas e que os professores, embora esforcem-se em adequar suas práticas às novas demandas solicitadas para o ensino de LP, ainda encontram dificuldades em trabalhar as questões da língua a partir de perspectivas mais interacionistas e menos tradicionais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Fernanda Barboza de Lima | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.title | O ensino de língua portuguesa: discussões e perspectivas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Willame Silva de Andrade.pdf | Willame Silva de Andrade | 795.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.