Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11438
Título: Relações de poder e territorialidade: o caso da cidade de Rio Tinto/PB
Autor(es): Silva, Alice Maria Marques da
Palavras-chave: Território
Poder
Rio Tinto/PB
Data do documento: 2016
Resumo: A pesquisa aborda as relações de poder existentes na cidade de Rio Tinto/PB, construída e emancipada em um processo de disputas territoriais. Grande parte das terras onde hoje é a cidade, ainda pertencem aos proprietários da antiga fábrica, a família Lundgren. Nesta perspectiva será analisada qual a influência existente e as relações de poder e conflitos territoriais entre distintos atores sociais. Para tanto, entende-se o conceito de território como produto da atuação e relação de distintos atores sociais, pois são estes que produzem o território, partindo da realidade inicial dada, onde se configuram diversas relações de poder (RAFFESTIN, 1993). Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e se desenvolveu em três etapas: pesquisa exploratória, trabalho de campo e análise e tratamento das informações obtidas (MINAYO et al, 2008). Estas etapas se efetivaram por meio da realização de levantamento bibliográfico, levantamento documental e pesquisa de campo para a realização de entrevista. Estas entrevistas foram tratadas através da técnica de análise do Discurso do Sujeito Coletivo (LEFEVRE, 2006), que parte do princípio de que o sujeito pesquisado representa um segmento social sendo, portanto, uma representação do pensamento coletivo sobre o espaço, o que possibilita construir um discurso abrangente do ponto de vista geográfico.
Descrição: SILVA, A. M. M. da. Relações de poder e territorialidade: o caso da cidade de Rio Tinto/PB. 2016. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11438
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alice Maria Marques da Silva.pdfAlice Maria Marques da Silva1.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.