Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11444
Título: "Saudade o meu remédio é cantar": uma análise da canção “A triste partida” (1964) e suas representações saudosistas da migração nordestina
Autor(es): Silva, Walquiria da Cunha
Palavras-chave: A Triste Partida
Saudosismo
Representações
Luiz Gonzaga
Data do documento: 2016
Resumo: Esse texto tem como objetivo fazer uma análise da música “A triste partida” (1964) interpretada por Luiz Gonzaga; buscamos discutir a letra, a melodia e o ritmo em uma perspectiva saudosista e de representação do Nordeste, com sua cultura e seu cotidiano rural. Discutimos esses temas com o conceito de circularidade cultural, caracterizado pelas influencias sofridas por Luiz Gonzaga enquanto retirante do Nordeste nas noites do Rio de Janeiro. A análise que procedemos de “A triste partida” se encerra também na questão da migração do sertanejo para São Paulo e Rio de Janeiro, de modo a ser traduzida a canção e em saudosismo e lembranças interpretadas nas músicas de Luiz Gonzaga. Seca, migração e Nordeste são algumas temáticas que permeiam esse texto, todas elas entendidas a partir da música "A triste partida". A bibliografia utilizada neste texto caracteriza a ideia de saudosismo e de Nordeste construída a partir do sul e Sudeste do País, por ela buscamos desconstruir o Nordeste problemático e seco, ao passo que buscamos abordar a cultura e as manifestações saudosistas cantadas nas músicas de Luiz Gonzaga.
Descrição: SILVA, W. da C. "Saudade o meu remédio é cantar": uma análise da canção “A triste partida” (1964) e suas representações saudosistas da migração nordestina. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11444
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Walquiria da Cunha Silva.pdfWalquiria da Cunha Silva791.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.